sábado, 6 de maio de 2017

primeira aula de violão junino


No sábado dia 29, como desdobramento do cineclube, também demos inicio as oficinas de violão junino, que tem como Objetivo se iniciar no aprendizado do violão com os ritmos nordestinos juninos com o intuito de aproximar as novas gerações de forma accesível às raízes musicais que mais caracterizam a cultura régional :  o forró é um dos ritmos mais amados no Nordeste, mas a raiz da música nordestina é composta de muitos outros ritmos, que se misturam em um grande caldeirão de sonoridades. Do Xote ao Xaxado, do Coco à Toada, o que diferencia um ritmo do outro é a batida. Segundo o pesquisador Paulo Corrêa, a base instrumental dos ritmos nordestinos é a marcação diferenciada do trio de zabumba, triângulo e sanfona., e foi Gonzaga que “criou uma batida diferente para cada instrumento, para ser tocada em cada um desses ritmos” (www.infonet.com.br › São João).



Publico alvo e Numero : estudantes, entre 10 e 15 anos,  das escolas que freqüentam o cinclube, que formem um grupo de mínimo seis e maximo 10.
A depender do interesse do grupo, poderão tocar pelas ruas de seus bairros durante as festas juninas, em parceria com as Secretarias de Cultura e Educação.
Divulgação e inscrições : nas escolas que frequentam nosso cineclube,



Trajetoria profissional do professor
Alan Brandão tem 26 anos e é natural de Camaçari, começou a vida artística num projeto social chamado Pequenos cantores aos dez anos de idade e desde então passou por diversos grupos culturais, a exemplo do Quarto 14 e Bando do Padim Vô, onde foi integrante por 5 anos. Lá cantou e tocou flauta com artistas como Bule Bule, Raimundo Sodré, Roberto Mendes, Jorge Vercilo e Luis Caldas.  
Participou também de grupos de Teatro como o Teatro da Solidão Solidária onde fez a direção musical da peça e atuou ao lado de atores como Paulo Betti e Sergio Mamberti.  Foi aluno e monitor do maestro Alcides Lisboa, um dos maiores maestros da Bahia que o treinou com metodologias de ensino própria para jovens e crianças, e Enoque Norberto, autor do Hino de Camaçari e ativista social desde a década de 80. Em 2009 montou o show solo Alan canta Caetano, onde interpretou canções do cantor e compositor Santamarense Caetano Veloso, show que passou por diversas cidades da Bahia.
Desde 2015 assume o comando das aulas de música do consórcio Dutovia, que reune empresas como Braskem, Petrobrás, Bahia Gás, Unigel, Dow Química, tendo grande exito e ensinando mais de 120 crianças e jovens vulneraveis socialmente, em cursos de Violão, canto coral, percussão e Flauta doce. Atualmente tambem participa da turnê de Shows em comemoração aos 50 anos da Tropicália.



ensinando a relação entre a mão  esquerda, casas e cordas



exercícios de ritmo e tempo  





Nenhum comentário:

Postar um comentário